quinta-feira, maio 04, 2006

Vai um chocolatinho?





Tenho para aqui chocolates que me deram na Páscoa. De cada vez que ponho um bombom na boca e aquele delicioso sabor se espalha, apetece-me dizer :”não me chateiem, estou a curtir uma trip de chocolate”. Já desde os aztecas que a humanidade se rende ao chocolate, porque é que eu me hei-de sentir culpada deste vício?

Acreditavam os aztecas que a infusão de sementes de cacau a que chamavam tchocolatl era um poderoso afrodisíaco e que essas sementes lhes tinham sido dadas pelo próprio deus Quetzalcoatl . Hoje em dia, os cientistas concluíram que o chocolate estimula a produção de um produto químico chamado feniletilamina. Esta substância tem sido associada há algum tempo à sensação de estar apaixonado. Já viram bem? Uma caixa de bombons é uma overdose de paixão.

Na verdade, a bebida que esses povos antigos consumiam era amarga mas, provavelmente, suficientemente apelativa e rodeada de uma mística especial para que o espanhol Cortés (embora não a tenha apreciado quando, por cortesia e homenagem, lha ofereceram) tenha trazido as sementes de cacau para a Europa (juntamente com tudo o resto que foi possível, claro…), onde lhe começou a ser adicionado açúcar, canela, baunilha, leite, etc. etc… até àquela panóplia de sabores que, neste momento, existem à nossa disposição.

Não sei se foi Quetzalcoatl ou não quem deu à humanidade a possibilidade de usufruir de algo tão delicioso, mas a verdade é que o senhor Lineu (aquele que tinha a mania de classificar tudo quanto era plantinha que lhe aparecia à frente…) deu à planta o nome científico de Theobroma cacau (em grego, alimento dos deuses) e ele lá sabia o que fazia…

Uma coisa me pergunto: se o chocolate induz o mesmo sentimento que a paixão, será que pode substituir o objecto da paixão? Assim, à primeira, estou a ver algumas vantagens. Talvez, em breve, não coubéssemos nas portas, mas vejam lá as tragédias que se evitavam… Cá por mim, acho que vou pôr à venda uns quantos chocolatinhos aqui na Retrosaria. Sei que não é produto deste ramo, mas talvez seja importante para a felicidade dos clientes (aqui o masculino inclui o feminino, entenderam?).

E agora vou parar de escrever, que o Zé acabou de entrar e traz uma caixa de chocolates na mão. Que será que ele quer? Induzir ou substituir a paixão? Ora aí está um enigma interessante…

___________________________________

Fontes diversas na net

48 Comments:

Blogger musalia disse...

vai!vai!vai! hummm, adoro chocolates!!!
nada substitui o objecto da paixão, nem mesmo o maior afrodisíaco! só nos faz é desejar muuuuuuito mais!!!o tal de 'objecto' ;)

beijinhos aos dois.

maio 04, 2006 12:21 da tarde  
Blogger AmigaTeatro disse...

Acho q pessoas com gastroenterite não podem comer disso... bahhh... >:|

Jinho, Graça*

maio 04, 2006 1:48 da tarde  
Blogger wind disse...

lololol menina Graça, gosto de chocolate, mas não abusemos. Nada substitui uma boa paixão:))))) Beijos e parabéns pela parte histórica do post*

maio 04, 2006 2:18 da tarde  
Blogger DIAFRAGMA disse...

Hoje em dia já é conhecida a razão pela qual o espanhol Cortés não gostou da mistela. É que Quetzalcoatl é, nada mais nada menos, que a "coatl" (vulgo cócó) do Quetzal, que é um pássaro famoso dessas paragens. Ora, para quem está habituado a bocadillos com sangria, cócó de pássaro não era própriamente apelativo.
Quanto ao alegado efeito afrodisíaco pois era apenas a melhor forma que os nativos tinham de esquecer o horrível sabor do Quetzalcoatl, já que na época ainda não tinha sido criada a Telenovelacoatl mexicana.

maio 04, 2006 3:30 da tarde  
Blogger Catarino disse...

eu quero um chocolatinho.....
a sério....
Agora abriste-me o apetite....
Quero um, se não choro...
Beijos e abrços....

maio 04, 2006 3:40 da tarde  
Blogger TMara disse...

A menina sabe cada coisa k até fico co'a cara à banda. Ai, mas lá k chocolate é bom, isso é.
Eu aceito e se não for vergonha até como dois. Sou gulosa por chocolates....Oh..., estou a ver esse seu ar maroto, o k é k vai dizer-me? deixe-se de teorias. menina Graça respeite os meus cabelos brancoa.
É só pelo gostinho....
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

maio 04, 2006 3:49 da tarde  
Blogger Isabel Magalhães disse...

Eu vivo em estado de paixão...




deve ser do chocolate.





Sou completamente addicted! :)


*** e um sorriso!

maio 04, 2006 5:36 da tarde  
Blogger AS disse...

Hummm... chocolates!!! ADORO!...
Mas nada substitui uma boa dose de paixão....

Beijosss

maio 04, 2006 6:30 da tarde  
Blogger JPD disse...

Está delicioso este texto.
Boa pesquisa.
Se te der a minha morada, envias-me uma caixa de chocolate?
Obrigado.
Um abração

maio 04, 2006 10:17 da tarde  
Blogger FOTOESCRITA disse...

Será que o Zé é o outro?... ;-)
Sugiro que vás aos nossos posts de 4/11/2004 (Fim de tarde em Saturno / A Caixa de Bombons). Tem cuidado, nunca estamos livres de paixões: as nossas e as dos outros que nos rondam a porta...
Chocolates: hum, que bom!

P.S. - Eu disse "Tem cuidado"? Que disparate! Não faz sentido. Ah, as paixões também às vezes não fazem.

maio 05, 2006 9:55 da manhã  
Blogger Vulcão disse...

Hmmmmm que bem que me sabia agora um chocolate!
Acho que vou pensar nisso, depois do almoço!

E a Menina ponha à venda, que vai ver que será um produto com saída! :)

(mas nada substitui uma paixão! O que pode é complementá-la... e muito bem!)

Beijos a ambos

maio 05, 2006 12:42 da tarde  
Blogger Rah disse...

realmente.. chocolate é o prazer mais fácil de conseguir e menos sujeito à discriminações morais.. rs.. melhor pagar por um chocolatinho do que por sexo profissional rsrsrsrs

beijoss
Rah

maio 05, 2006 3:07 da tarde  
Blogger inkietux disse...

OBRIGADO, OBRIGADO.

maio 06, 2006 12:13 da manhã  
Blogger zé das loas disse...

ó Menina_Graça, a menina tira-me do sério. Então vem um homem, no melhor do seu garbo, de chocolate em punho (para "induzir" paixão, está claro!) e dizem-me por aí que "afinal havia outro...". Isto não se faz! e ainda por cima o gajo não se define (na escolha da marca de chocolote rsss). Isto deve ser coisa do "(á)gato". aquele malvado!!! Ou será o "agapito"?!

maio 06, 2006 10:41 da manhã  
Blogger FOTOESCRITA disse...

O outro era um tímido, e ainda por cima indeciso, Zé das loas.
;-)

maio 06, 2006 11:25 da manhã  
Blogger menina graça disse...

Macacos me mordam, que quem não percebe nada dessa conversa sou eu! :)
Mas pronto, já lá dizia a minha avó, antes haver dois que nenhum... embora, aqui na Retrosaria, eu só (re)conheça este Zé! The one and only... :)
De qualquer forma, não se acanhem, continuem com a conversa que eu estou a gostar... :))

maio 06, 2006 3:21 da tarde  
Blogger FOTOESCRITA disse...

Ó menina Graça, longe de mim querer que os macacos lhe mordam. Deixe lá, não se preocupe, foi uma das minhas confusões. A culpa é do Bordalo Pinheiro: com aquela mania do Zé Povinho já vejo uma data de Zés por aí e depois baralho-os todos. Mas ainda bem que está contente com o seu "The one and only". E é que tem um apelido giro! É por causa da globalização? Fique bem. :-)

maio 06, 2006 4:19 da tarde  
Blogger zé das loas disse...

Fotoescrita, será que os chocolotes da "Menina_Graça" lhe estão "a subir à cabeça"? ai ai...

Então a menina vê aqui alguém a dizer que "não se fia?!...". Pelo contrário, as loas são todas "a fiado"! e também as graças da "menina_graça", acredite!

maio 06, 2006 7:08 da tarde  
Blogger alfinete de peito disse...

Há até quem utlize o chocolate derramado sobre a sua paixão eheheh

Nós somos verdadeiros devoradores de doces enquanto escrevemos os textos! Por isso se te sobrar algum chocolatinho (duvido!) partilha ;)

Beijos dos Alfinetes!

maio 06, 2006 9:03 da tarde  
Blogger batista filho disse...

:)

É, não dá pra falar muito depois de tal texto. No início até me senti compelido a tecer um comentário mais extenso sobre as delícias do chocolate, mas, no final do artigo, quando dizes que o Zé chegava com uma caixa com chocolates - melhor parar por cá!

Inté.

Um abraço fraterno, aos dois.

maio 08, 2006 2:18 da manhã  
Blogger Cakau disse...

hum... já sinto água a crescer na boca. POsso tirar um? :) *

maio 08, 2006 12:59 da tarde  
Blogger Afrodite disse...

Num dia particularmente dificil, soube-me muito bem visitar-te.

Da Roma, un longo e tenero bacio

(tambem da Titas
http://titasonline.blogspot.com /

maio 08, 2006 6:51 da tarde  
Blogger daalgempaKu disse...

Adoramos chocolates, somos perdidos por eles, mas temos que ter cuidado com os dentinhos, a barriguinha, gordura, colesterol diabetes, pois esta vida é só uma, apesar de muitos dizerem o contrário.

maio 09, 2006 11:56 da manhã  
Blogger menina graça disse...

musalia

Pois... :)) Então leve lá uma mão cheia deles!

maio 09, 2006 5:04 da tarde  
Blogger menina graça disse...

amigateatro

Sarinha, a gastroenterite é uma chatice... e não dá para comer chocolate, não... :(

maio 09, 2006 5:06 da tarde  
Blogger menina graça disse...

wind

Concordo. Nada substitui uma boa paixão... :))

maio 09, 2006 5:07 da tarde  
Blogger menina graça disse...

diafragma

Senhor fotógrafo, gostei dessa explicação. Imaginação não lhe falta... :) Leve lá uns bombonzinhos, vá...

maio 09, 2006 5:14 da tarde  
Blogger menina graça disse...

blackscorpion

Pronto, não chores, que eu não gosto de ver ninguém a chorar... Há chocolatinhos para todos!

maio 09, 2006 5:15 da tarde  
Blogger menina graça disse...

etmara

Eu??? Ar maroto?? Ai, não senhora, eu nem sou nada de segundas intenções (só terceiras ou quartas...) :))

maio 09, 2006 5:17 da tarde  
Blogger menina graça disse...

isabel magalhães

Do chocolate ou não, isso de viver em estado de paixão é bom... :))

maio 09, 2006 5:18 da tarde  
Blogger menina graça disse...

frog

Senhor poeta, leve lá uns chocolatinhos para adoçar (ainda mais) a sua poesia. :))

maio 09, 2006 5:20 da tarde  
Blogger menina graça disse...

jpd

Acho que o negócio não fica prejudicado se lhe mandar uma caixa de chocolates... pequena,está bem de ver! :))

maio 09, 2006 5:21 da tarde  
Blogger menina graça disse...

fotoescrita

Ai, que embrulhada! Afinal, quem é o outro? Isto foi aqui uma grande confusão. Eu, por mim, aqui só conheço este Zé. Mas isto da blogoesfera tem destas coisas: quem é Zé aqui, pode ser outra coisa qualquer noutro lado. Não é?? :))

maio 09, 2006 5:25 da tarde  
Blogger menina graça disse...

Zé das loas

Ora, o senhor arranja-me cada coisa... Aqui a desinquietar os(as) clientes... :)) Olhe,coma lá um chocolatinho, que eu já falo consigo em particular... :)

maio 09, 2006 5:29 da tarde  
Blogger menina graça disse...

vulcão

Hmmmm... pelo que tenho lido lá nos Devaneios, a menina não precisa de chocolate... só se for como complemento, mesmo! :)

maio 09, 2006 5:31 da tarde  
Blogger menina graça disse...

alfinete de peito

Chocolate derramado sobre... pois! :) Ó alfinetes, vocês andam com a imaginação ao rubro! :))

maio 09, 2006 5:33 da tarde  
Blogger menina graça disse...

my_girl

Saltei seu nome. Perdão, isto foi das confusões que aqui se estabeleceram.
Pois, quanto à sua opinião, concordo, claro! :)

maio 09, 2006 5:36 da tarde  
Blogger menina graça disse...

inkietux


Complexo de Amália Rodrigues? :)

maio 09, 2006 5:37 da tarde  
Blogger menina graça disse...

batista filho

Ora, ora, amigo, não se vá embora só porque o Zé chegou. E coma um chocolatinho. :)

maio 09, 2006 5:39 da tarde  
Blogger menina graça disse...

cakau

Claro que podes. Mas já és tão doce! Até no nome... :)

maio 09, 2006 5:40 da tarde  
Blogger menina graça disse...

afrodite

Obrigada pela visita, feita de tão longe. Um beijo para ti.

maio 09, 2006 5:41 da tarde  
Blogger menina graça disse...

daalgempaku

Pois, é a tal conversa: tudo o que é bom ou é proibido ou faz mal... se não é assim, é parecido! :)

maio 09, 2006 5:43 da tarde  
Blogger romero disse...

Me quedé con una sonrisa larga,pq usted tienen rosario flores aqui, que me gusta demas ! asi como a dizzie :))

y perdon , no me gusta de dulces :))

maio 09, 2006 8:35 da tarde  
Blogger menina graça disse...

romero

No te gusta chocolate??

Hombre, és o ínico por aqui. Eu também gosto muito da Rosario Flores. :)

maio 09, 2006 10:40 da tarde  
Blogger hala_kazam disse...

eu bem precisava de chocolates hoje

:(

**

maio 10, 2006 8:11 da tarde  
Blogger menina graça disse...

hala_kazam

Acho que ainda sobraram uns bombons... :)

maio 10, 2006 10:46 da tarde  
Blogger Estrela do mar disse...

...será que ainda há por aí algum para mim???...eu também querooooooooo!...


Jinhossssssssss

maio 11, 2006 12:06 da manhã  
Blogger menina graça disse...

estrela do mar

Estrelinha, chocolatinhos virtuais não se esgotam! Leva quantos quiseres. :))

maio 11, 2006 6:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home